JIU JITSU: PAULO SOARES CAMPEÃO MUNDIAL
💪ChelasCity💪
💪ChelasCity💪
O lutador Paulo Soares alcançou o primeiro lugar do ranking mundial na categoria de marrom meio pesado master, em jiu jitsu, depois de ter conquistado, no passado fim-de-semana, o Torneio London Winter IBJJF 2019.
O evento decorreu no pavilhão do Crystal Palace, em Londres, e ‘Zico’, como é conhecido, bateu David Ryo Hazuki, por 4-2, ganhando depois ao inglês Peter David Rafferty na final, por 2-0.
Com este feito, Portugal tem pela primeira vez um atleta no primeiro lugar do ranking mundial, numa altura em que esta modalidade tem cada vez mais praticantes e admiradores, com equipas como BPT Internacional, PGT, ZR Portugal, Vita Team, Kombat Klub, Gracie Barra, Geovanni Horta BJJ, Marcão Arte Suave ou Focus a fazerem-se já representar em grandes certames mundiais.
Em 2017 e em 2018, estivemos à conversa com o lutador Paulo Soares, conhecido no mundo do desporto como Zicão, e espreitámos a sua colecção de medalhas de jiu jitsu. Acaba de se sagrar campeão do mundo na sua categoria!
A nossa primeira reportagem com Paulo Soares foi feita em Setembro de 2017, nas instalações do Clube Futebol Chelas. Nessa altura, conhecemos um motorista de pesados de passageiros que “nas horas vagas” se dedicava aos desportos de combate, mais concretamente ao jiu jitsu brasileiro.
Alguns meses depois, voltávamos ao contacto com esta autêntica “máquina” do desporto português, na sequência de uma dezena de medalhas conseguidas em várias competições internacionais, após a graduação na faixa marrom.
Desde então, Paulo Soares não mais parou, até alcançar o título de campeão mundial na categoria de marrom meio pesado master, no World Pro Jiu Jitsu em Abu Dhabi. Já era o número 1 do ranking mundial na sua categoria da Federação Internacional da modalidade (IBJJF), e agora chegou a sagração com um título mundial.
Imparável, o nosso amigo que conhecemos em Marvila já dizia ao nosso microfone na última vez que o vimos: “Sinto que ainda vou dar mais”. E continua a fazê-lo…
Parabéns, campeão! Mantém-te ao mais alto nível!
*******************************
*******************************
PAULO SOARES: “O JIU-JITSU FOI AMOR À PRIMEIRA VISTA”
Presença habitual nos maiores campeonatos internacionais de Jiu-Jitsu, o atleta da Brazilian Power Team, Paulo Soares, há muito que tinha uma conversa marcada com o JiuJitsuPortugal.
Medalhado em todas as provas europeias em que participa, conseguiu também este ano a medalha de prata no Mundial Pro, prova que se realizou em Abu Dhabi, sendo um dos principais nomes da Armada Portuguesa. Um verdadeiro ‘medalheiro’ dos mares, perdão, dos tatames.
JIUJITSUPORTUGAL – Quem é o atleta Paulo Soares?
Paulo Soares - Sou um praticante de Jiu-Jitsu desde 2009, aluno de Arnaldo Alves e do Marcelo Bernardo e pertenço a equipa BPT INTERNACIONAL. Sou também um apaixonado por competição
JJP – Como surgiu o Jiu-Jitsu na tua vida?
PS – Já tinha praticado boxe, kickboxe, mas não me completava. Certo dia em casa, assistia a um programa de um canal brasileiro onde falavam de Jiu Jitsu e…foi amor à primeira vista. Todo aquele ambiente em volta, os treinos, a disciplina e acima de tudo, o usar um kimono.
JJP – És um dos atletas nacionais que mais compete (e conquista medalhas) em eventos internacionais. Como é o teu programa de treinos? Tu e a tua equipa têm algum método preparado para este tipo de competições?
PS – O meu programa de treino consiste na preparação física segunda, quarta e sexta com o Prof. Fábio Pires (SPARTACUS ACADEMY) e terças e quintas Jiu Jitsu, procurando sempre corrigir e aprimorar o meu jogo. Graças a Deus sou beneficiado aqui com excelentes professores (faixas pretas) que me ajudam, corrigem os meus erros e acertamos a melhor estratégia para os diferentes campeonatos. Também visito as diversas filiais BPT – Alta de Lisboa BPT -Moscavide BPT -Arroios BPT -COMITIVA BPT -Odivelas (stage ) BPT -Estoril para treinar com diferentes estilos de Jiu-Jitsu.
JJP – O título mundial é um dos teus sonhos?
PS - Sem dúvida, qualquer atleta tenho a certeza que tem isso como o principal objectivo. Já disputei dois mundiais e fiquei em 2º lugar nos dois: o World Master IBJJF 2017 e World Pro UAEJJF 2018. Foram experiências de sonho e espero poder voltar a repetir essa experiência; o problema sabemos todos quais são, a falta de apoios.
JJP – Como vês o Jiu-Jitsu nacional? Tem melhorado? O que na tua opinião pode ainda ser feito por parte dos responsáveis pela modalidade no nosso país?
PS - O nível do Jiu Jitsu e dos atletas nacionais, neste momento actual é inquestionável! Temos atletas nos principais eventos de Jiu Jitsu a nível mundial e a conseguirem excelentes prestações. Em relação aos responsáveis pela modalidade no nosso país tenho visto um apoio notório aos atletas, nomeadamente viagens, prémios monetários, kimonos e isso fortalece os atletas.
JJP – Quais são os teus objectivos futuros?
PS – O meu grande objectivo de futuro é atingir o topo da tabela do ranking da IBJJF na minha categoria. Na UAEJJF sou o número 1 mundial e disputar mais um mundial Master em Las Vegas.
JJP – Queres deixar uma mensagem para a comunidade do Jiu-Jitsu?
PS – Que continuem a trabalhar duro em prol do Jiu Jitsu nacional e que marquem presença nos eventos nacionais e internacionais. Aproveito também para deixar um agradecimento especial aos meus patrocinadores; Solar do Peixe, Estrelacar, Spartacus Academy, Primebody, Jardimda Roupa e um muito obrigado aos meus parceiros de treino da Brazilian Power Team.
Por: Paulo Santos
Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós...
Fonte: 8ou80pt.blogspot.com
0 Comentários