Coinpayu

728x90

LJUBOMIR STANISIC SOBRE A FALÊNCIA: PERDI 90% DOS AMIGOS, QUANDO TEMOS DINHEIRO TODA A GENTE É NOSSA AMIGA"😋💪



O chefe de cozinha foi convidado do 'Alta Definição '

Ljubomir Stanisic foi convidado de Daniel Oliveira no programa 'Alta Definição'. O chef do Bistro 100 Maneiras falou sem rodeios do momento em o seu primeiro grande restaurante caiu no abismo da falência.

Numa fase em que nada no sucesso, ‘Ljubo’, como gosta de ser tratado pelo círculo mais próximo, recorda o primeiro grande dissabor profissional: a falência do seu primeiro restaurante. “Foi um abanão muito grande na minha vida, como quando perdes um ser querido ao teu lado; foi quase um funeral”, confessou a Daniel Oliveira.


As portas fecharam e o barulho de quem o rodeava diminuiu. Quando a vida o pôs à prova viu a sala da sua vida quase vazia. “Perdi 90% dos amigos. Quando estamos bem e temos dinheiro toda a gente é nossa amiga, mas quando estamos sentados num lago de merda a nadar até ao nariz, raramente alguém entra lá de joelhos e te dá a mão para te tirar dela”, recordou.


Fez contas à vida e o resultado era alarmante: quase meio milhão de euros em dinheiro para pagar. Fê-lo rapidamente em sete anos porque odeia "ficar a dever". Quando ligava para amigos, ninguém respondia do outro lado.


Pessoas que não me atendiam e eram meus colegas, chefes de cozinha e hoje olho para a cara deles e desato a rir”, diz o chef da antiga Jugoslávia. No momento da falência viveu momentos difíceis – “das coisas mais válidas para o homem que sou hoje e pai dos filhos que tenho e amigo dos meus amigos”.


Depois de dormir ao relento nas noites frias do Jardim de São Pedro de Alcântara e do Adamastor, em Lisboa, arregaçou as mangas, pôs as mãos à obra e cozinhou sem parar. Doze mil euros depois, abriu o primeiro 100 Maneiras, em 2009, no Bairro Alto. Celebrava as pequenas vitórias do dia de hoje para garantir o amanhã – no talho e na peixaria conseguia pagar no dia seguinte.



Chamou a mãe que veio da Bulgária e dormiam no restaurante. Ainda hoje trabalham juntos com a irmã Natasha, administradora da empresa. Longe dos tempos em que moravam na Reboleira num quarto com 14m².


Um restaurante dá muitos anos sem dormir, mas Ljubomir Stanisic só tem medo do que não pode fazer. . “Ninguém tem a história muito bonita, são histórias com vida, dificuldade, com peso próprio.


Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós... 

Fonte: 8ou80pt.blogspot.com

Enviar um comentário

0 Comentários