A Hyundai e a Kia anunciaram planos para introduzir uma tecnologia de carregamento solar em alguns dos veículos do grupo empresarial que integram. Os painéis solares vão ser incorporados no tejadilho dos veículos e são compatíveis com motores de combustão, elétricos e híbridos, proporcionando, segundo o construtor asiático, “maior eficiência no consumo de combustível e/ou de eletricidade”, que significa maior autonomia.
O sistema de carregamento solar consiste num painel, numa unidade de controlo eletrónica e numa bateria. A eletricidade é produzida através da captação de luz solar pelo painel no tejadilho, que a converte, usando os fotões dos raios emitidos pelo astro-rei, criando, por sua vez, os pares de eletrões nas células de silício que geram então a eletricidade.
A eletricidade deste processo é transformada na voltagem padrão pela unidade de controlo (dito controlador) e depois armazenada na bateria ou utilizada para reduzir as cargas do gerador de corrente alterna.
"No futuro, vários tipos de tecnologias de geração de eletricidade, incluindo o sistema de carregamento solar, serão conectados aos veículos. Isto irá permitir-lhes deixarem de ser um dispositivo passivo que usa a energia para se tornarem uma fonte ativa de energia", explica Jeong-Gil Park, vice-presidente executivo do projeto de engenharia do
Grupo Hyundai que desenvolveu a tecnologia.
"O paradigma do proprietário do veículo vai mudar de consumidor para produtor de energia", reforçou Park.
O fabricante sul-coreano lançará a primeira geração dessa tecnologia em modelos da Hyundai e da Kia não antes de 2020, com o objetivo de contribuir para as suas marcas alcançarem mais facilmente as metas das regulamentações de emissões e melhorar a eficiência do consumo combustível.
0 Comentários