*Uso de drogas no mundo*
DESCRIÇÃO DO MAPA
O uso de drogas no mundo é uma atividade que tem inúmeras perspectivas, causas e consequências. Além do fato de que cada medicamento tem seu próprio mundo particular, a verdade é que um quadro geral é um amálgama de situações econômicas, sociais, culturais e até geopolíticas. Muitos deles - além de dados intermináveis - podem ser encontrados no World Drug Report 2018 , preparado pelo UNODC.
Uma das drogas mais consumidas no mundo e, portanto, uma das mais rentáveis, é a cocaína. Seu consumo é especialmente focado nas economias desenvolvidas, pois é um mercado muito mais atraente. Tanto que, em muitos países, mais de 1,5% ou 2% dos adultos reconhecem ter consumido o produto no último ano.
Precisamente por ser uma substância de enorme valor económico, uma rede global foi gerada em torno dela para sua produção, distribuição - tráfego - e venda . O caminho é claro: dos centros produtivos de países como a Colômbia aos grandes mercados dos Estados Unidos, Europa, Austrália ou alguns pontos do sudeste da Ásia.
No caso das anfetaminas, um potente estimulante , a situação já é um pouco diferente. Suas taxas médias de consumo são inferiores às da cocaína - exceto nos Estados Unidos - e o perfil dos países que mais recorrem a essa substância é mais variado.
Outro habitual no mundo das drogas em todo o mundo são os opiáceos - que não devem ser confundidos com os opióides. Para nos entendermos, são os derivados do tratamento da papoula, de onde provêm substâncias como a morfina. O resultado aqui, no entanto, é um pouco diferente do que em outros medicamentos. Os países com maior consumo coincidem com os locais onde essa papoula é cultivada, bem como com alguns países em trânsito.
Opióides são outra música. Eles são muito mais poderosos que os opiáceos - e, portanto, mais viciantes - e ao mesmo tempo mais caros de se conseguir. Portanto, os países que mais o consomem são, sobretudo, economias desenvolvidas , embora também estejam produzindo países como o Afeganistão. A heroína, uma droga difundida nos países ocidentais, ou o fentanil, um derivado comum em certas drogas nos Estados Unidos, são os exemplos mais conhecidos.
Como os opioides são substâncias com muito valor - principalmente as de heroína - as rotas de tráfico de drogas são de notável importância . As principais são baseadas nas três fontes produtivas dessas substâncias: Afeganistão, Sudeste Asiático - especialmente Mianmar - e México. De lá, eles são distribuídos para os principais mercados, como Europa, Estados Unidos ou China.
E ecstasy - ou MDMA - não poderia faltar nesta lista. Embora tenha um papel secundário em comparação com narcóticos como cocaína ou heroína, é também uma das substâncias mais consumidas no mundo . Sua orientação para ser uma droga recreativa fez com que em muitos países ocidentais ela tivesse um público bastante amplo.
Mas, sem dúvida, se é por popularidade, o vencedor é a maconha. Talvez por ser a substância menos prejudicial de todos os que estão nesta lista, é também uma das mais consumidas ; Em cerca de dez países, 10% dos adultos o consumiram no ano passado.
Se gostou, por favor, compartilhe! É muito importante para nós...
Fonte: 8ou80pt.blogspot.com
DESCRIÇÃO DO MAPA
0 Comentários